Qual a idade mínima para fazer uma cirurgia de Rinoplastia?

Qual a idade mínima para fazer uma cirurgia de Rinoplastia?

Existem pacientes muito jovens que se sentem constrangidos com o aspecto físico do nariz ou apresentam dificuldade respiratória significativa e se interessam em saber a idade mínima para fazer uma plástica no nariz (rinoplastia). 

Razões pelas quais você pode ser um candidato a rinoplastia ou cirurgia de nariz

A rinoplastia ou cirurgia nasal tem várias finalidades , embora possam ser resumidas basicamente em três: a finalidade estética para melhorar sua aparência e forma , a funcional quando há problemas que limitam nossa capacidade de respirar normalmente e, por fim, a reconstrutiva quando trata-se de uma rinoplastia causada por patologias como fenda nasal, trauma ou uso de drogas . Qualquer que seja a motivação para a realização de uma rinoplastia , pode ser que no mesmo procedimento busquemos várias melhorias, por exemplo, podemos, ao mesmo tempo, melhorar a aparência estética do nariz e ao mesmo tempo corrigir um problema respiratório (rinosseptoplastia) . 

Assim, a idade mínima para realizar uma rinoplastia dependerá da finalidade da mesma , entre outros fatores.

A idade mínima para fazer uma rinoplastia cosmética é 18 anos.

Questão polêmica onde existem, existem alguns cirurgiões plásticos especialistas que validam a operação em adolescente menor de 18 anos, mas isso não é recomendável em menores, exceto em em casos muito excepcionais. Certamente não por razões puramente cosméticas, então a idade mínima para uma rinoplastia cosmética é 18 anos . 

As razões para esta fundação são duas: 

  • A imaturidade do paciente 
  • Desenvolvimento incompleto do nariz

Em geral, para realizar uma cirurgia de nariz ou rinoplastia , o que um especialista em cirurgião plástico busca é que o desenvolvimento físico do mesmo esteja completo e que o paciente também esteja mentalmente maduro para poder assumir os possíveis riscos deste tipo de cirurgia , mantendo tendo em conta o âmbito do procedimento cirúrgico. Além de ter concluído o desenvolvimento, você precisa ter expectativas realistas. 

Então, para fazer uma rinoplastia estética esperamos até os 18 anos , exceto nos momentos em que existem garantias psicológicas que nos dizem que o benefício de operar aquele paciente antes seria muito maior do que não fazê-lo.

As alterações hormonais são muito comuns até meados da adolescência. Essas alterações são responsáveis ​​pela aderência do envelope cutâneo e dos tecidos moles ao esqueleto osteocartilaginoso.

Existem várias zonas de crescimento dentro do nariz que estão ativas durante o estágio de desenvolvimento. Para evitar problemas, é muito importante não realizar nenhuma intervenção como a rinoplastia, sob o risco de prejudicar essas áreas com o aumento da evolução.

NAS RINOPLASTIAS RECONSTRUTIVAS NÃO EXISTE IDADE MÍNIMA EM FUNÇÃO DA NECESSIDADE DE CADA CASO.

No entanto, a idade não é uma contra-indicação para a rinoplastia reconstrutiva , mas o que prevalece é a necessidade de reparar um dano patologia ou trauma nariz, etc . Pacientes com fissura nasal geralmente são operados muito jovens ou em casos de ruptura nasal quando crianças, também serão operados sem que a idade seja um fator a ser considerado.