CUIDADOS PÓS BARIÁTRICA

CUIDADOS PÓS BARIÁTRICA

A cirurgia bariátrica é um procedimento, em geral seguro, indicado para reverter casos de obesidade grau 3. Ela muda a anatomia original do estomago, daí o nome “redução de estomago” e reduz sua capacidade de receber alimentos. Já no primeiro mês aproximadamente 10% do peso é eliminado.

O que interfere mais no pós-cirúrgico da bariátrica é o modo como a cirurgia é realizada, mas os cuidados são praticamente os mesmos. No caso do método aberto, que é o mais invasivo, é necessário que o paciente fique mais tempo em repouso para que a cicatrização ocorra bem. Quem fez a cirurgia por esse método também deve utilizar uma cinta ou faixa abdominal pelo período indicado pelo médico para evitar que os pontos se soltem.

Principalmente nos primeiros meses após a operação, o paciente pode sentir que a comida “entalou” no trato digestivo. No entanto, não se trata de somente uma sensação: o alimento de fato entala, e o paciente se sente obrigado a vomitar para liberar a passagem. Para evitar esse desconforto, recomenda-se mastigar os alimentos devagar e evitar engolir pedaços grandes. 

Refrigerantes também devem ser evitados nos seis primeiros meses, alimentos açucarados e muito gordurosos ou calóricos também.